sexta-feira, 22 de agosto de 2014

COMEMORAÇÃO DOS 13 ANOS DA LUTA EM DEFESA DA SERRA DA PIEDADE – MG - BRASIL.


 SOS Serra da Piedade – em retrospectiva:

                                                           Continuação.
21/8/2001

A deputada estadual Maria José Haueisen apresentou requerimento solicitando uma audiência na Assembléia Legislativa para examinar as repercussões da pretensão da Brumafer no município de Caeté, que foi aprovado.

A Câmara Municipal de Caeté aprovou por unanimidade o requerimento para que a declaração dada pelo ex-prefeito Raul Messias seja anulada visto que o IGA – Instituto de Geociências Aplicadas-enviou ofício de resposta  ao CODEMA no qual diz não existir a “Serra do Brumado” que consta do documento. Aprovou também por unanimidade um adendo à Lei Orgânica do Município a respeito do tombamento. 

22/8/2001

Membros do SOS Serra da Piedade se  reuniram com o deputado Fábio Avelar, vice-presidente da comissão de meio ambiente da Assembléia Legislativa, para tratarem da marcação da audiência pública estadual que será realizada no dia 25/9 ou no dia 2/10.

Durante reunião dos representantes das associações comunitárias de Caeté, o SOS Serra da Piedade falou sobre o Movimento, o impacto que o pedido de licenciamento da Brumafer trará ao município em diversas áreas e as providências que já estão sendo tomadas tanto a nível jurídico como político e técnico. Todos os 17 representantes presentes foram unânimes em reprovar a solicitação de licenciamento e a declaração dada pelo ex-prefeito, que iniciou todo o processo, e assinaram o pedido de impugnação da audiência pública a ser encaminhado à COPAM.

24/8/2001

Foram protocolados os seguintes documentos em Belo Horizonte:
-          Ofício do CODEMA ao Presidente do COPAM, Dr. Paulino Cícero de Vasconcelos, solicitando a suspensão da tramitação dos processos da Brumafer até o completo esclarecimento do local mencionado nos mesmos ser “Serra do Brumado”, que é inexistente em Minas Gerais segundo o  IGA (Instituto de Geociências Aplicadas).
-          Pedido de impugnação da audiência por 17 associações comunitárias ao Dr. Paulino Cícero de Vasconcelos.
-          Oficio do CODEMA ao Sr. Caio Márcio Benicio da FEAM pedindo a impugnação da audiência.
-          Ofício do CODEMA ao Sr. Caio Márcio Benício da FEAM encaminhando a análise preliminar do RIMA/EIA.
-          Ofício do CODEMA ao Cardeal Arcebispo D. Serafim Fernandes de Araújo solicitando um pronunciamento público da Igreja a respeito do assunto.
O dossiê de informações do SOS Serra da Piedade foi entregue ao Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais ( Sr. Ângelo Osvaldo de Araújo Santos), ao Presidente do IEPHA- Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Sr. Flávio Carsalad), à Superintendente Executiva da AMDA – Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Sra. Maria Dalce Ricas) , ao Superintendente da 13ª SR do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural  (Sr. Sérgio da Silva Abraão) e ao Cardeal Arcebispo D. Serafim.

27//8/2001

Início do trabalho de sensibilização da comunidade de Caeté para a questão da mineração na Serra da Piedade com uma apresentação realizada na Secretaria Municipal de Educação durante uma reunião na qual estavam presentes a Secretária de Educação, Sra. Efigênia, o Vice-Prefeito, Sr. José Francisco, o Secretário de Governo, Sr. Alair Chagas, e os responsáveis pelas escolas da rede municipal e da rede estadual de ensino assim como de bandas do município.


Nenhum comentário: