quinta-feira, 7 de agosto de 2014

COMEMORAÇÃO DOS 13 ANOS DA LUTA EM DEFESA DA SERRA DA PIEDADE - Caeté - MG




  SOS Serra da Piedade - em retrospectiva:

Solicitação de audiência pública por duas instituições da sociedade civil de Caeté:
      CODEMA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental
      Câmara de Vereadores de Caeté, a pedido do vereador José Oliveira.

25/7/2001

Audiência Pública no auditório da Fundação Educacional de Caeté (FEC), coordenada pelo Sr. Caio Marcio, representante da DIMIN/FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente)
Objetivo : dar oportunidade à sociedade de Caeté de conhecer o pedido de licenciamento de uma lavra de minério de ferro pela empresa Brumafer no município de Caeté.
Tiveram participação relevante na audiência:
            . o representante da empresa
            . o Coordenador da equipe técnica que elaborou o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental)
            . o Presidente do CODEMA, Sr. Ronaldo Pereira da Silva (Candin) – solicitante.
            . o Vereador José Oliveira – solicitante.

30/7/2001

O documento contrário à pretensão da Brumafer, assinado pelo Sr. Almir Vieira Júnior (secretário de Meio Ambiente), Sr. Antonio Maria Claret Chagas (Conselho de Patrimônio Histórico e Natural de Caeté), Sr. Bernardo Mourão Vorcaro (Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE), Srta. Cássia Eulindina de Castro Paes (Secretária de Cultura, Esporte e Turismo), Sr. Ronaldo Pereira da Silva (Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – CODEMA) e Sr. Theo Cerdeira (Presidente da Associação Comunitária Quintas da Serra) e acompanhado de assinatura de cerca de 900 cidadãos de Caeté foi protocolado na FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente). Este documento foi entregue ao Secretário Adjunto da FEAM , Dr. Celso, estando também presente o Dr. Caio Marcio além de cinco representantes da comunidade caeteense.
Houve na mesma ocasião uma manifestação pública de repúdio ao pedido da Brumafer. A mídia esteve presente e o acontecimento foi objeto de divulgação por meio de noticiário nos canais da Rede Globo, Alterosa e SBT, no jornal Estado de Minas e nas Rádios Itatiaia e Capital.

2/8/2001

Encontro de alguns líderes comunitários com o sociólogo membro do COPAM – Conselho Estadual do Meio Ambiente Sr. René Vilela para se discutir a organização de um movimento contrário à mineração na Serra da Piedade. Foram aprovadas as seguintes estratégias prioritárias :
-          a impugnação da audiência pública por força da deliberação normativa n° 12 do COPAM ;
-          a solicitação ao Sr. Prefeito para retirar, por ser inválida perante a Lei Orgânica do Município, a anuência dada pelo Prefeito anterior quanto ao início do processo de licenciamento;
-          o contato com o Promotor de Justiça da Comarca para sondar sua posição.

5/8/2001

Sensibilização e mobilização da população presente na Praça da Matriz durante toda a manhã e tarde, mediante o uso de maquete, cartazes e desenhos feitos por crianças, que tomaram a iniciativa de pesquisar a posição dos populares a propósito da mineração na Serra da Piedade.
Estava presente na ocasião o Secretário de Estado de Cultura Sr. Ângelo Osvaldo, que escutou a exposição das crianças e se manifestou favoravelmente à preservação da Serra da Piedade.

8/8/2001

O Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Sr. Ângelo Osvaldo de Araújo Santos, que esteve em Caeté no dia 5/8, escreveu um cartão às crianças do NUCEC , que se manifestaram na ocasião preocupadas com a Serra da Piedade, reafirmando seu apoio à causa.

9/8/2001

Reunião na sede da Seicho-no-iê em que estiveram presentes 10 líderes comunitários, 6 vereadores, o Secretário de Meio Ambiente, um radialista, 4 voluntários e representantes do  PAPI, do LEO Clube de Caeté, do Grupo Arapongas, do Colégio CEW/Promove, do Grupo Anjos da Serra, do CODEMA e  da MACACA – Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté.
Nessa reunião foram constituídos vários  grupos de trabalho que receberam tarefas específicas para prosseguirem as ações estratégicas do movimento SOS Serra da Piedade.

Continua em novas postagens ... 


Nenhum comentário: