domingo, 10 de agosto de 2014

COMEMORAÇÃO DOS 13 ANOS DA LUTA EM DEFESA DA SERRA DA PIEDADE - CAETÉ - MG - BRASIL



 SOS Serra da Piedade – em retrospectiva:
                                                           Continuação.

13/8/2001

Aconteceu uma reunião entre a técnica do IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural ) Sra. Teresa  Novaes e alguns cidadãos do SOS Serra da Piedade para esclarecimentos e sugestões quanto às ações em andamento pelos diferentes grupos de trabalho.

10 a 15/8/2001

Durante as festividades da Padroeira de Caeté, Nossa Senhora de Bom Sucesso, prosseguiram os trabalhos de sensibilização da população na Praça da Matriz.
O Presidente do CODEMA, Ronaldo Candin, autorizado pelo Pe. Marcilon, falou no dia 11/8 sobre o SOS Serra da Piedade durante a missa das 19 horas na Matriz.
O espaço cedido pelo Pe. Marcilon no dia 14/8, terça-feira, antes do show das 22 horas não pode ser usado porque os festeiros Sr. Carlos Alberto Franco, Sr. Jorge Silva, Sr. João Ernesto dos Santos Chagas e Sr. Celso Ferreira de Gouveia não autorizaram o uso do microfone alegando que a Brumafer era um dos patrocinadores do evento.

14/8/2001

A Câmara Municipal de Caeté aprovou por unanimidade o requerimento à FEAM dos vereadores Zezé Oliveira (PDT), Maria Emilia (PSC), Helena de Castro (PSD), José Isidoro (PTB), Geraldo Vale (sem partido)  e Prutaco (PPS), solicitando a impugnação da Audiência Pública ocorrida em 25 de julho.

Aprovou também o requerimento de Maria Emília (PSC) ao prefeito João Carlos Coelho solicitando o fornecimento ao legislativo da declaração assinada  com parecer sobre a lavra na Serra do Brumado pela Brumafer .

15/8/2001

O PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) de Caeté divulgou nota no Jornal Opinião sobre a aprovação por unanimidade seu apoio ao movimento SOS Serra da Piedade.

Membros do SOS Serra da Piedade reuniram-se à noite com o Pe. Virgílio, reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade para tratar da mobilização da população durante o Jubileu da Padroeira de Minas Gerais/Serra da Piedade. Reunião que acabou mal devido aos insultos proferidos pelo referido Padre indignado por que havíamos deflagrado o movimento em defesa da Serra da Piedade.


16/8/2001

Reunião geral na Fundação Educacional de Caeté (FEC) à qual esteve presente um total de 44 pessoas, incluindo o Dr. Celso Pena (Promotor de Justiça do Município), o Sr. René, o Sr. Antonio Maria Claret Chagas (Presidente também do Lions Clube Caeté), o Sr. César Augusto Castro (Presidente do PMDB de Caeté), o Sr. Ronaldo Pereira Silva (Candin), três vereadores e representantes de associações de bairro, do poder público, da igreja, da mídia, da iniciativa privada e de várias entidades além de  cidadãos comuns preocupados com a questão da mineração na Serra da Piedade.
Nessa reunião foi proposta e aprovada a Coordenação do SOS Serra da Piedade: Ronaldo Candin do MACACA e CODEMA, Maria Teresa Corujo a Teca da ACQUINTAS, Wanderlei Pinheiro e Alice Okawara  do MACACA, os voluntários Maria Lourdes Castro e Ricardo Santiago; aos que se juntaram mais tarde os advogados Hilda Bicalho e Jair Dias e o geógrafo André Salgado. Cada grupo de trabalho formado na reunião anterior apresentou o andamento dos trabalhos  e foram dadas sugestões de novas estratégias.

20/8/2001

Reunião Extraordinária do CODEMA na Fundação Educacional de Caeté, à qual estiveram presentes nove membros votantes, alguns suplentes e como convidado o geógrafo André Salgado. O plenário aprovou por unanimidade o pedido pelo CODEMA da impugnação da audiência pública do dia 25/7, assim como também o posicionamento do CODEMA contra o pedido de licenciamento de lavra de minério de ferro no município de Caeté pela mineradora Brumafer.
André Salgado apresentou o resultado de uma análise preliminar do RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), feita de forma voluntária,  a pedido daquele Conselho na pessoa do seu presidente, no qual constaram 10 itens de irregularidades .

Foi sugerido ao Pe. Marcilon, representante do Santuário da Serra da Piedade junto ao CODEMA, que seja apresentado pelos responsáveis pelo Santuário a D. Serafim um documento contendo exposição dessas irregularidades do RIMA e pedido de ajuda em relação às questões da preservação da Serra da Piedade em contraposição ao pedido de exploração de minério de ferro feito pela já mencionada mineradora.

Nenhum comentário: