terça-feira, 5 de agosto de 2014

COMEMORAÇÃO DOS 13 ANOS DA LUTA EM DEFESA DA SERRA DA PIEDADE – CAETÉ – MG - BRASIL.

“UHHÚ, Ahá! A Serra é nossa!!”. É o que gritavam as pessoas, cidadãos de todas as classes sociais, especialmente os estudantes de várias escolas de Caeté (Estadual José. Brandão, Nucec, CEW-Promove e outras) na histórica manifestação que partiu do Poliesportivo rumo á prefeitura num 30 de agosto, há exatos 13 anos. Dentro do gabinete do executivo, chamados ás pressas, os proprietários da mineradora que lavrava na Serra da Piedade, secretários de governo e o prefeito tentavam encontrar uma solução que acalmasse o clamor e a indignação popular.: “Seu’ Prefeito, como é que é, aqui quem manda é Caeté!!”-bradava a multidão cada vez maior, causando correria nos corredores da prefeitura. Acima do coreto da praça, do casario todo, acima ainda das torres da igreja e do Morro do Serrote, permeando o horizonte próximo e verde, a Serra da Piedade, banhada pela luz da tarde e muito ferida na sua vertente sabarense, velava. Talvez do alto dela, Barcarena, Nossa Senhora da Piedade, Frei Rosário e outros velassem também torcendo pela sorte de nossas reivindicações e pela própria serra. “Caeté não pode permitir a destruição de seu maior cartão postal” e a “Serra é um importante patrimônio histórico e natural, não só de Caeté, mas de Minas e de todo o Brasil” e ainda “nos queremos uma demonstração de coragem do Sr. Prefeito” insistia a população através de faixas, discursos e cartazes. Até alguém anunciar que o prefeito iria descer para falar. A multidão só se conteve mesmo quando ele anunciou que a empresa mineradora acabava de desistir de minerar a Serra da Piedade do lado de Caeté causando uma grande alegria em todos.
A esse fato se juntou, dias depois, a ampliação do tombamento da Serra da Piedade através da Camara Municipal e outros passos foram dados consolidando a proteção do monumento em nosso município. Ela ainda não estava de todo salva, a outra metade da Serra estava em Sabará, mas já era uma grande vitória e temos a honra de dividi-la com outras entidades, lideranças e com a população de Caeté que conosco formaram o histórico movimento S O S Serra da Piedade até alcançarmos a regulamentação do Tombamento Estadual ocorrido em 1988.

A Serra da Piedade se tornou o primeiro Patrimônio Natural, entre os cinco existentes até então em Minas, a ter o seu tombamento regulamentado, permitindo assim a atuação vigorosa dos Ministérios Públicos Estadual e Federal que acolheram nossa denuncia e em 2006 paralisaram a mineração que ocorria de maneira irresponsável,  ilegal e criminosa na Serra da Piedade.



Nenhum comentário: