terça-feira, 29 de junho de 2010

Estado do Mundo

Salvador Dali


No dia 30 de junho, o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente apresentará a edição em português do relatório “Estado do Mundo – 2010”, desenvolvido pelo WWI – Worldwatch Institute.

O estudo é realizado anualmente pelo instituto com a intenção de propor ideias que contribuam para a sustentabilidade e o fim da cultura do consumismo no mundo, baseado na atual situação da economia, das empresas, da mídia e das entidades educacionais.

Os principais resultados do relatório serão apresentados, no evento do Akatu, pelo representante da WWI no Brasil, Eduardo Athayde, e pelo diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, entre outros especialistas.

Uma das principais conclusões do relatório diz respeito ao crescimento do consumo por bens e serviços em todo o mundo, o que consequentemente implica no aumento do uso de recursos naturais. Segundo dados do estudo, atualmente um europeu consome cerca de 43 kg em recursos naturais diariamente e um americano, 88 kg.

Sendo assim, o relatório define o estado do mundo, em 2010, como insustentável e sugere que entidades educacionais e a própria mídia atuem como principais transformadoras da filosofia consumista que impera no mundo, hoje. Já para as empresas, o estudo admite que o processo de mudança é mais demorado, mas sugere que elas se espelhem em companhias que já deixaram de fazer, apenas, o “bê-a-bá” da sustentabilidade para, de fato, abraçar a causa, levando em conta o triângulo "lucro, planeta e pessoas" em todas as decisões que tomam.


Fonte: www.akatu.net

2 comentários:

Patrícia Urias disse...

Nada melhor do que a obra de Salvador Dalí " O Nascimento do Novo Homem" para mostrar que a terra anseia por uma renovação, por uma mudança na mentalidade e nos nossos hábitos cotidianos. Reduza, Reutilize, Recicle! O Planeta agradecerá!

Wanderlei Pinheiro disse...

Aí Patrícia,

Obrigado por identificar o quadro do Dalí. Quanto ao consumismo a coisa beira à insanidade e mesmo sendo insano o sistema está sempre estimulando cada vez mais o consumo. Quase tudo hoje virou mercadoria, estamos acabando com o planeta com a imposição dessa lógica.