quarta-feira, 16 de junho de 2010

Audiência BH

O "amplo auditório", obrigou muita gente (inclusive idosos) a se assentarem no chão.

O auditório do CREA não era o melhor lugar para uma audiência desse porte.

Todas as cidades do interior onde aconteceram audiências ofeceram espaços melhores do que o da capital.
Fotos: Maurílio Nogueira

A audiência pública sobre a Mina Apolo em Belo Horizonte significou um grande passo para os que lutam pela preservação do Gandarela e pela criação do Parque Nacional no mesmo lugar. A despeito da falta de respeito da SUPRAM em marcar a audiência para um auditório minúsculo, sem ventilação e sob um calor insuportável pelo acúmulo de pessoas, oposto ao frio intenso que fazia na noite lá fora, o evento teve um saldo positivo, pois lá estava José Carlos de Carvalho, Secretário de Estado de Meio Ambiente, presença inédita em uma audiência pública da mais alta autoridade do sistema ambiental do Estado, ficando a par todas as reinvidicações do movimento ambiental.

A Vale levou para apoiá-la não somente o tradicional exército de verde, mas dois grupos de "sindicalistas" (nós que pensávamos que o peleguismo havia se extinguido) que pertubaram a audiência com vaias cada vez que um defensor do Gandarela se apresentava. Ridículo papel, que demonstra a fragilidade de setores do atual movimento sindical, que nasceu fruto das lutas sociais e hoje encontra-se perdido frente á desestruturação do mundo do trabalho desencadeado pelo capitalismo neo-liberal.

Os representantes de Caeté, executivo, legislativo e outros, cumpriram seu triste papel em defender a Vale e a Mina Apolo, foram contra a preservação de todo o imenso patrimônio natural que é a Serra do Gandarela. Patéticos, pareciam mais funcionários da empresa que homens públicos compromissados com o bem-comum.

Mas a flor da esperança nasceu naquela serra, irrigada pelas águas critalinas que brotam de seu corpo. Os homens ávidos, gananciosos, sedentos de lucro querem rasgar seu ventre e saquear suas riquezas e deixar cinzas, crateras e destruição.

Mas a flor da esperança sobre o Gandarela, sobre as montanhas de Minas, nasceu e resiste, sempre, pois não morre...

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Defender o bem comum"e, se Deus quiser, esse objetivo será alcançado...VIVA O GANDARELA...

Patrícia Urias disse...

Pelas fotos já podemos perceber o descaso da empresa Vale com as pessoas, por aí podemos perceber qual tratamento esta empresa dispensa à natureza!