sábado, 12 de junho de 2010

Quem tem sabe a diferença...






A parceria entre prefeitura e Copasa na Semana do Meio Ambiente é no mínimo estranha e, por que não dizer supreendente, como se o município não tivesse uma autarquia responsável pelo abastecimento público, o SAAE, que tem todos os atributos e conhecimento da nossa realidade para participar de um evento dessa natureza. O processo de desqualificação da SAAE pelo atual governo já vem de longa data, desde a tentativa anterior de substituição do órgão, criado pelo pai do atual prefeito, que ao que tudo indica, tinha uma visão mais ampla de bem público, proposta que foi prontamente rechaçada pela população que se mobilizou e pressionou a Câmara da época a não aprovar a proposta.
A farta distribuição de material de propaganda com a frase "COPASA, quem tem sabe a diferença" foi direcionada aos estudantes da rede pública no Poliesportivo durante a semana. O potencial de disseminação dessa mensagem entre as famílias é muito grande e pode criar, em nível de representações sociais, ao longo do tempo, uma predisposição da população a aceitar a subsituição do SAAE pela empresa de capital misto.
Na verdade precisamos saber dessa apregoada diferença que vai desde uma autarquia que ainda trata a água como bem comum e outra que trata a água como mercadoria, de uma que tem tarifas compatíveis com o nível de renda dos consumidores e outra cujo objetivo é puramente o lucro.
Quais objetivos, ainda obscuros, que levam o governo municipal, desconhecedor da atual geopolítica das águas, a querer substituir a autonomia e gestão sobre o bem mais precioso que temos e entregá-lo às mãos ávidas do mercado?

Nenhum comentário: