domingo, 7 de agosto de 2011

Viajar de trem para BH

















"Todas as linhas de trem existentes, em uso ou abandonadas, num raio de 150 quilômetros de Belo Horizonte, partindo da Praça da Estação, serão avaliadas até o fim deste ano. O objetivo do “raio-X” é colocar nos trilhos um plano para que sejam retomados os trens metropolitanos, apontados, por uma série de estudos técnicos, como a única solução para desafogar o trânsito da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Reativados, os trens suburbanos seriam ligados às estações de metrô, às linhas do BRT (transporte rápido por ônibus) e às estações BHBus, diminuindo o número de veículos particulares nas principais vias de acesso à região central da capital. As novas linhas são apontadas como única solução a médio e longo prazo para o trânsito metropolitano, e estão contempladas no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), espécie de lista de ações que devem ser tomadas pelo governo estadual e pelas prefeituras da RMBH nas próximas décadas."

Jornal Hoje em Dia (07/08/2011)

A pergunta é a seguinte: Caeté será incluída nesse projeto? Sabemos que todas as linhas que atendiam o município com trem de passageiros foram arrancadas após a privatização da Rede Ferroviária Federal e transferência de concessão do trecho da ferrovia.

Estamos, talvez, perdendo uma oportunidade de fazermos parte desse projeto que beneficiaria todos os caeteenses com transporte seguro e mais barato do que os caro e péssimo transporte de ônibus que serve a cidade, além é claro do risco de se transitar pela famigerada BR-381. O trecho poderia servir também como caminho turístico ligando a capital a Sabará e Caeté, nos moldes de Tiradentes-São João Del Rey e Mariana-Ouro Preto, dentre outros, que contribuem para economia desses lugares, atraindo visitantes e gerando emprego e renda.

Por não termos assegurado a permanência dos trilhos no leito ferroviário, ao contrário da maioria das cidades da Região Metropolitana podemos agradecer à classe política e governos por sua total falta de visão de futuro e compromisso com a cidade, além é claro da empresa Vale que retirou a linha férrea.

Será que podemos sonhar com a volta dos trens de passageiros?

Isso vai depender da mobilização popular e de vontade política para que seja novamente uma realidade.


Leia a reportagem completa em:

http://www.hojeemdia.com.br/minas/raio-x-das-linhas-de-trem-sera-feito-ate-o-fim-do-ano-1.322110

Foto: Hoje em Dia


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