quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Temos o direito de saber

Praça de José Brandão às 21:00 de hoje. (foto: MACACA)

Os moradores do entorno da Praça Getúlio Vargas em José Brandão ficaram perplexos nessa manhã quando se depararam com homens e máquinas trabalhando na demolição de espaços do lugar, inclusive com corte de árvores. Tudo muito rápido, o que pegou todos de surpresa pois ninguém sabia de nenhum projeto de reforma da praça. Será mais uma rotatória? Perguntavam alguns. Ninguém conseguia explicar nada, pois se tornou prática desse governo não comunicar e discutir seus projetos com a população, revelando uma postura antidemocrática e autoritária. A vizinhança, os moradores da cidade, os taxistas que têm ponto no local (um mais exaltado protestava contra o possível corte de uma grande e acolhedora árvore que dá sombra aos veículos) e os feirantes das manhãs de sábado, totalmente ignorados. A quem recorrer quando, segundo informações, o projeto de reforma nem passou pelo CODEMA, nem pelo Conselho da Cidade e não foi feita nehuma consulta à população local. A insensibilidade desse governo chega às raias do absurdo, no que querem transformar a cidade? Temos o direito de saber.

6 comentários:

Patrícia Urias disse...

Caeté está cheia dos "Ivos Pitanguys culturais", termo utilizado pelo historiador Carlos Rangel para designar prefeitos, políticos, empresas, etc que destroem, deliberamente, praças,igrejas,ruínas, contruções carregadas de valor cultural e que aniquilam, assim as nossas "rugas culturais", ou seja, a nossa identidade e historia!

Unknown disse...

Ir trabalhar Às 7 da manhã, usando o meu caminho habitual, passando pela praça de Brandão(agora ex-praça) e dar de cara com várias máquinas destruindo árvores e todo o restante do local me deixou perplexa. Atitude tirana da prefeitura que mais uma vez fez tudo na surdina, sem mostrar nem um projeto a população e aos orgão de direito como o CODEMA. Atitudes compatíveis com uma administração que não respeita a população que administra.

Moi, Thaynara disse...

Mais triste ainda será acompanhar a REVITALIZAÇÃO da praça, onde belas, vivas e frondosas árvores provavelmente cederão lugar a monumentos de materiais que este mundo está mesmo precisando: AÇO E CONCRETO.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acredito que não só vcs desta ong, mais Eu e muitos dos moradores ficaram muito imprecionados em dormir com a praça normal e acordarmos com aquele estado , isso pra mim não pode se chamar de revitalização "nunca",um dos unico ponto de lazer.
Eu assim como todos vcs queriamos ficar sabendo desses "acontecimentos".

Vascão disse...

Estou revoltado. Sinceramente me sinto de luto. Quando começou o som de moto serra imediatamente fui para a praça pois estava ali perto. O (ir)responsável da prefeitura ao me ver ali com a máquina fotográfica veio me tentar convencer que aquilo era necessário. Piada de humor negro ainda me falou que as árvores de médio porte seriam levadas para o cemitério. Pelo menos acertaram no lugar para levar algumas das representantes do verde moribundo de nossa cidade. Veja o vídeo que fiz : http://www.youtube.com/watch?v=46hp-VHIDbg