segunda-feira, 24 de maio de 2010

Riqueza para quem?

Mina de Carajás (fonte:http://pcbmao.blogspot.com/2010/03/justica-do-trabalho-condena-vale-pagar.html)

O Jornal da Globo trouxe também no dia 19 de maio uma outra reportagem sobre mineração focando a questão da Mina de Carajás da Vale e os graves problemas da cidade de Parauapebas (PA) que cresceu ao seu lado.

"Parauapebas é uma cidade improvisada: cheia de favelas e áreas ocupadas irregularmente. Ela nasceu na porta da mina de Carajás. É a pobreza ao lado da riqueza do minério."

Confira no link abaixo:

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/05/cidade-de-parauapebas-cresceu-sem-estrutura-ao-lado-da-mina-de-carajas.html

3 comentários:

coraline disse...

Divulguem a Audiência Pública do dia 14/06 no CREA às 19 horas.

Unknown disse...

Pena que a Globo não veicule esse tipo de reportagem no chamado "horário nobre", quando a a maioria dos expectadores brasileiros, trabalhadores que acordam cedo, ainda não dormiram. Ah se a Vale, uma de suas patrocinadoras, deixasse...Como cidadã itabirana, não estranho o caso de Paraopebas.

THenrique disse...

Na minha percepção, uma empresa mesmo do porte da Vale não é responsável pelos índices sociais de uma cidade. É dever do poder público utilizar bem os recursos provenientes da arrecadação dos impostos. Deveriam ser maiores, mas isso depende de elegermos gestores públicos isentos. O que também deve ser considerado é que em Carajás, no entorno do município de Parauapebas a única reserva florestal de restou foi a FLONA, floresta nacional que foi instituída e é mantida pela Vale. O resto é pastagem e castanha queimada. Há que se dar a mão a palmatória.