sábado, 24 de abril de 2010

Viva o Gandarela...Viva!


Serra do Gandarela, água e vida: a verdadeira riqueza.



"Lagoa do Metro", linda e rara lagoa cárstica sobre canga, patrimônio natural da Serra do Gandarela.


Vista do belíssimo vale do Ribeirão da Prata. Imagine essa preciosidade ocupada por uma gigantesca barragem de rejeitos como está no projeto da Mina Apolo?


Momento do abraço, primeiro para as nascentes do Rio das Velhas (bacia do São Francisco), depois para as nascentes do Rio Piracicaba (Bacia do Doce). Foto: Tarcísio Martins (APHA-BV).


Vista parcial do Viva Gandarela
Obs.: todas a fotos, exceto as indicadas, pertencem ao MACACA. O datador do equipamento fotográfico encontrava-se alterado, a data correta é 24/04/2010.

O Viva Gandarela foi um sucesso com a participação de centenas de pessoas de Caeté, Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Belo Horizonte que correram entusiasmadas para os altos do Gandarela e lá fizeram uma grande festa, com abraço, mostra de arte, orientação de especialistas da UFMG, trilhas e muito mais. Foi uma grande festa onde todos deram as mãos e se comprometeram a redobrar os esforços para a preservação desse maravilhoso lugar e pela criação do Parque Nacional do Gandarela.


Aqui o depoimento de Tarcísio Martins, da Associação do Patrimônio Histórico e Artístico de Belo Vale, presente ao evento:


"Foi gratificante participar do Movimento "Viva Gandarela" que aconteceu no dia 24/04, para garantir a preservação da Serra e torná-la "Parque Nacional Águas do Gandarela".

Parabéns a todos pela organização do evento e à Teca pela coordenação. Num dia muito especial com céu azul e muito verde, os participantes foram contemplados em reconhecer a realidade de um santuário ameaçado pela mineração. Ao mesmo tempo, o alto nível de informação levado por profissionais competentes, mostra que a implantação do "Parque" é prioridade.

Parabéns a todos; participe do movimento e assine o documento pelo Parque da Gandarela."



Um comentário:

Patrícia Urias disse...

Diga sim a criação do Parque Nacional Serra do Gandarela. Vote pela vida! Abrace esta causa!!! VIVA A SERRA DO GANDARELA!!!