domingo, 11 de abril de 2010

Patrimônio histórico de Brandão exige atenção.

Igreja São Francisco de Assis

Portaria do estádio Gaston Maigné

Antigo cinema de José Brandão

Antigo Escritório Central da CFB, hoje Centro Administrativo da prefeitura
Como está o patrimônio histórico de nossa cidade?
Existe uma preocupação muito grande com o patrimônio dos séculos XVIII e XIX, a maior parte tombado, mas como está o patrimônio do século XX, este ainda não protegido. Grande parte desses bens estão no bairro José Brandão, construído pela antiga Cia. Ferro Brasileiro em meados dos anos 40 do século passado para moradia de seus funcionários, provido de toda infra-estrutura e serviços como escolas, hospital, cinema, clubes, campos de esporte, etc. Tal prática era comum entre algumas empresas do período, que garantiam a proximidade da força de trabalho junto à indústria e mesmo um “exército de reserva”, representado por trabalhadores a serem inseridos no processo de produção que se amparava no modelo fordista.
As diversas edificações do período tem valor histórico por fazerem parte de período importante do processo de industrialização do país e por apresentarem características arquitetônicas marcantes, algumas com forte influência européia.
O patrimônio histórico de José Brandão reclama atenção imediata antes que se perca ou se descaracterize irremediavelmente.

Nenhum comentário: