domingo, 19 de julho de 2009

O Público e o Privado



Público e privado, às vezes se misturam e se confundem, mas cada um, conceitualmente, tem sua esfera de atuação. Aqui em Caeté, pela fragilidade que as instituições aparentam, esta distinção se torna mais difícil. A foto acima mostra a apropriação do público pelo privado e estes casos se multiplicam pela cidade frente à omissão do poder público. Outro caso é a reportagem publicada em jornal da cidade sobre o acordo assinado entre a Prefeitura e a Vale para a última elaborar o Plano Diretor de Recursos Hídricos, algo assim nos moldes de parceria público privada, bem ao gosto neoliberal. Sabe-se que todos municípios passam por dificuldades, mas delegar esse plano tão importante para o conhecimento e gestão dos recursos hídricos à uma empresa privada, mesmo sabendo de seu interesse em um megaprojeto no município é uma demonstração de incompetência, senão de entreguismo e submissão. Será que não existiam alternativas junto às instituições (universidades, fundações) isentas e não comprometidas com o mercado? A dominação e as apropriações adquirem diversas formas, às vezes, colocam raposas para tomar conta dos galinheiros...

Um comentário:

Vascão disse...

"Gato escaldado tem medo de água fria" .... há que se manter senão os dois mas pelo menos um pé atrás nessa questão das águas.
Qual seria o real interesse de uma mega empresa na pesquisa das fontes de água existentes num municipio onde irá atuar ??? Qual seria a importância dessa própria água para o funcionamento e atividades da própria empresa ??? Não estaria ela investindo em benefício próprio ??? Num mundo capitalista ao extremo infelizmene me custa crer que uma empresa se preocupe com algo que não seja o próprio lucro.
Cabe mais uma vez á população não aceitar ser novamente incorporado ao quadro de humor circense...
tornando-se o responsável pelas gargalhadas e gozações daqueles que se perpetuam no poder seja ele econômico ou politico.
Antes suór e lágrimas de sangue que um nariz de palhaço .....