domingo, 27 de abril de 2014

A coragem, uma visão de futuro e a renovação

... uniram três forças políticas neste domingo na inauguração do novo mirante da Serra Gandarela em Rio Acima. O local era emblemático para tal encontro, um mirante no topo da Serra Gandarela que tem aos seus pés a região metropolitana de Belo Horizonte, cuja população depende 40% das águas oriundas daqueles altos para seu  abastecimento. Com a coragem entrou Junior Geloso, Prefeito de Rio Acima; a visão de futuro do Movimento pelas Serras e Águas de Minas a favor da preservação do Gandarela parece ter sido também compreendida pelos jovens deputados João Vitor, Estadual e Diego Andrade, Federal; pelo Vereador de Belo Horizonte, Leonardo Mattos e por vários vereadores de Rio Acima, um de Raposos e um de Caeté, presentes no evento para apoiar o destemido Prefeito.  
 A clara opção pela preservação do bem mais precioso para a vida, a água, foi selada pelo Prefeito de Rio Acima ao celebrar no mesmo ato o Tombamento da Serra Gandarela no seu município impossibilitando assim qualquer licença para minerar naquele local; e mais, ficou nítida a prioridade por um modelo de desenvolvimento econômico racional, duradouro e responsável com o meio ambiente;  uma opção corajosa e destemida pela conservação daqueles mananciais tão caros a população de toda a Grande BH, decisão essa que rechaça a postura tão comum nos demais prefeitos da região, a de submissão ao setor de extração mineral e sua chantagem social de geração de “emprego” a qualquer custo.    
De lá, tendo ao alcance da vista as montanhas de Minas, se disse muita coisa, foi lembrada a escassez de água vivida pelo colapso do Complexo da Cantareira, em São Paulo, a degradação social e o aumento da prostituição nos municípios onde há extração mineral a céu aberto, os problemas de baixo retorno social e econômico da mineração aos municípios; neste encontro se reforçaram e se estabeleceram alianças que podem desencadear ações na Câmara Municipal de Belo Horizonte, nas Promotorias Públicas, em gabinetes e prefeituras, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional e até no Planalto Central, em Brasília.
A mudança climática é uma evidência constatada em cada telejornal na hora da “previsão do tempo” e junto com esta, outras mudanças estão se alinhando.   









Nenhum comentário: