sábado, 23 de fevereiro de 2013

Balanço do Carnacatu





Mais uma vez o Carnacatu foi um sucesso. No domingo e terça de carnaval o centro histórico de Caeté foi tomado por inúmeras pessoas de todas as faixas etárias. Os bonecos do grupo de “seu” Raimundo Maracatu, Geni, Zepelin, Zé Caeté, Maria Bonita e o eletrizante boi iam a frente acompanhados pelas crianças, animados pela sensacional bateria da Banda de Porco, seguida pelos animados blocos e  fechando o cortejo, em meio a vários foliões, a banda de sopros. A Praça João Pinheiro, Rua do Gambá, Mato Dentro e Direita foram tomadas por uma multidão pacífica e alegre que entusiasmava a todos que assistiam das calçadas e janelas das casas. Momento especial foi quando os músicos homenagearam os idosos do Lar São Vicente de Paulo na passagem do desfile, demonstrando que o Carnacatu é um carnaval para todos.
Mas para que tudo isso acontecesse foi preciso percorrer um longo caminho desde 1999, com o Museu do Carnaval promovido pelo MACACA. O Carnacatu nasceu após este projeto do museu e após a revitalização dos congados e Maracatu realizado pela Associação dos Artesãos e Artistas de Caeté (AAAC) que teve a parceria do MACACA. Em 2009 o MACACA percebeu que não haveria nenhum evento ligado ao carnaval na cidade e botou literalmente o bloco na rua, juntando grupo de bonecos do Maracatu e o grupo de composto pelos músicos da cidade dando inicio a este evento, novamente com a AAAC como parceira, que já está na quinta edição.
 Importante ressaltar que para que o Carnacatu aconteça precisamos contar com o apoio de muitas pessoas e entidades como  a AAAC,  com os músicos das bandas da cidade e de percussão, os blocos formados pelos moradores do Centro Histórico e a Prefeitura Municipal através da Fundação Casa de Cultura que desde 2011 vem apoiando o Carnacatu e o novo governo deu continuidade a isso, especialmente neste ano, melhorando a infraestrutura.
A responsabilidade sobre o Carnacatu aumenta a cada ano, e o papel das pessoas envolvidas é fundamental para que obtenhamos êxito no evento. Aqui agradecemos publicamente à AAAC, ao Sr. Raimundo Maracatu, às pessoas que carregam os bonecos, aos organizadores da bateria da Banda de Porco, João de Souza, Arley Martins, Masdem e Margareth Fontana e demais ritmistas que se dedicaram a horas de ensaio e no reparo dos instrumentos, aos músicos de sopro mobilizados pelo Sérgio Gouveia (Magreta), à família do Ademir Martins que forneceu a base de apoio para os ensaios, aos líderes dos blocos, à Prefeitura Municipal através dos secretários Anderson, Leonardo e Walnei, à Defesa Civil, à Polícia Militar, aos doadores de alguns instrumentos (Agnaldo Araújo, família de Antônio Oliveira e Guilherme do bar do antigo Bar do Neco), à indústria de doces Frutabella, às famílias de André Severino (rua Mato Dentro), Jaqueline Vitoriano(rua Israel Pinheiro) e Thomás Santos (Rua Direita) que forneceram suas casas para distribuição de água para os músicos, aos doadores de água no percurso pelo qual o Carnacatu passou, a todos que ajudaram direta e indiretamente e  não mediram esforços para que o Carnacatu fosse um sucesso e a todos os foliões que participam do Carnacatu e  que sempre se divertem de forma muito sadia. Nosso muito obrigado!
Ano que vem tem mais!

Nenhum comentário: