domingo, 5 de junho de 2011

Dia do Meio Ambiente. Comemorar?

O que se comemorar nesse Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia depois de notícias como as alterações do Código Florestal, votadas no Congresso de forma vergonhosa e danosa para o meio ambiente há poucos dias e do licenciamento da Usina de Belo Monte? Percebemos que o discurso e a prática andam distantes, pois hoje, quase todos falam em meio ambiente, cidadãos comuns, personalidades, políticos, governantes, empresas, mídia, enfim uma gama extensa que mostra que o tema está na ordem do dia, mas as contradições são evidentes. Os exemplos são muitos: enquanto os governos assinam protocolos de intenções para tentar barrar o ritmo das mudanças climáticas ao mesmo tempo, por razões econômicas, estimulam atividades que aceleram esse processo. A maioria dos políticos sempre evoca o meio ambiente e a preservação dos recursos, mas como na votação do Código Florestal, mostram que esse mesmo discurso é vazio e não passa de pura retórica. Muitas empresas sempre trazem o discurso do desenvolvimento sustentável, mas na realidade o que vemos é que são as que mais depredam e destroem. Muitos cidadãos estão preocupadíssimos com a preservação de alguma espécie ameaçada de extinção, mas jogam lixo pela janela do carro e não se preocupam com o consumo excessivo. O discurso ainda anda longe da prática e por isso as mudanças são tão difíceis.

E em nossa cidade, o Dia do Meio Ambiente pode ser comemorado?

Para alguns pode parecer má vontade do Macaca, mas não é. A deterioração da qualidade de vida da cidade é visível, saímos da condição de uma cidade pequena, típica de interior, mesmo com a proximidade da capital, para uma cidade ainda pequena, com perda de características de cidade do interior e com alguns problemas da capital, como por exemplo, o trânsito, a violência e a poluição sonora. Nossa Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) encontra-se paralisada há mais de um ano e sem previsão de conclusão, o que quer dizer que iremos conviver mais um bom tempo com o lançamento de esgotos no Córrego Caeté. A ameaça sobre as nossas nascentes, córregos, matas e fauna são uma constante, resultado da expansão sem controle de atividades agrosilvopastoris, do setor imobiliário e da mineração. A ameaça sobre a Serra do Gandarela continua, pois sabe-se que os interesses em torno do setor minerário são poderosos. O nosso Conselho de Meio Ambiente (CODEMA) foi alterado para ficar nas mãos do governo municipal e assim permanece, sem poder agir como a instância onde a sociedade pode discutir e deliberar sobre os problemas ambientais do município. Não é má vontade do Macaca, é a realidade e a entidade tem o dever de manter sua postura crítica e pro-ativa ao mesmo tempo.

As condições ambientais do nosso planeta azul, a Gaia dos gregos, a Pacha-Mama dos ameríndios é preocupante. A maior parte resultado da ação nefasta do homem que ainda pensa que a natureza é para ser explorada à exaustão, esquecendo-se que faz parte dessa mesma natureza e que o resultado de sua ação pode afetar a sua própria sobrevivência. Tudo é uma questão de pensamento, cultura e modelo, que devem ser urgentemente revistos, pois não estão trazendo benefícios para a maioria, causando prejuízos ambientais e sociais de toda ordem.

Esse dia é mais para uma reflexão e não para comemorações, que essas mudanças que devem ser feitasnos levem no futuro a não precisar mais desta data, pois a convivência do ser humano com os demais seres da terra será baseada no respeito e na harmonia. O planeta mostrado em Avatar pode ser uma utopia, mas dessa mesma utopia nascem os sonhos transformadores.

Nenhum comentário: