terça-feira, 22 de março de 2011

Dia da Água

Manancial de Morro Vermelho esteve sob ameaça. (foto: Macaca)

Hoje, 22 de Março, Dia Mundial da Água, será mais uma data que passa e depois cai no esquecimento ou pode ser um momento para reflexão, mudança de atitudes, propostas e ações efetivas? Ano após ano, a despeito de alguns avanços, vemos a situação piorar quando se trata da preservação desse bem precioso. A água é elemento vital, elo cultural, social e fator de desenvolvimento humano e deveria ter melhor tratamento por parte de todos.
Aqui em Caeté há pouca coisa para se comemorar e muitas para se lamentar quando se fala da água. Vemos algumas ações que merecem ser aplaudidas como uma maior conscientização das pessoas a respeito do meio ambiente em geral, da água especialmente, programas de proteção de nascentes e a estupenda mobilização coletiva dos moradores de Morro Vermelho para salvar a seu único manancial de abastecimento público ameaçado por um projeto da MSOl. Por outro lado vemos coisas como pessoas desperdiçando água de maneira irresponsável, por exemplo, a quantidade de residências e comércios que utilizam água como vassoura, principalmente na João Pinheiro é um absurdo. Será que o SAAE não pode notificar e até mesmo multar essas pessoas que desperdiçam água tratada? Por falar em SAAE lamentamos que o mesmo tenha dado anuência aos projetos da ferrovia da Vale, que ameaça os mananciais do Cutão e Morro Vermelho e "aberto mão" das límpidas águas da Serra do Gandarela para o Projeto Apolo da mesma empresa. Todos sabem que as águas do Gandarela são estratégicas para o futuro abastecimento público do município e também de outras cidades da região e só entendemos isso porque a decisão só pode ter saído sob pressão do executivo municipal, que tenta desde o início do governo substituir a autarquia pública pela COPASA, proposta totalmente repudiada pelos caeteenses. Outro fato que lamentamos é a paralisação das obras da estação de tratamento de esgoto (ETE) da cidade, que melhoraria muito a qualidade das águas do Córrego Caeté, que recebe toda carga de esgotos da cidade, fora servir de lata de lixo para cidadãos (será que merecem essa denominação?) sem nenhuma consciência ecológica. Quando essa obra que beneficiará a bacia do Rio das Velhas e consequentemente, do São Francisco, será retomada?
Como percebemos há muita coisa a ser feita, seja no plano individual, seja no coletivo, para que possamos comemorar um Dia da Água com a alegria de constatar avanços verdadeiros em torno desse bem.

Nenhum comentário: