sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

IPHAN amplia tombamento da Serra

Foto: Alice Okawara

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) comunicou ontem ao SOS Serra da Piedade que aprovou a ampliação do tombamento federal da Serra da Piedade, assegurando a proteção integral desse importantíssimo patrimônio de Caeté, de Minas e do Brasil. O novo polígono é muito maior que o anterior, coincidindo e estendendo o tombamento estadual e isso enche de alegria a todos que amam esse maravilhoso lugar. O SOS, do qual o Macaca faz parte, foi citado como um dos colaboradores do processo. Daremos maiores detalhes quando recebermos mais informações. Depois de dez anos de luta, essa grande vitória. Viva a Serra da Piedade!


Um comentário:

RonaldoCandin disse...

Parabéns! A história vitoriosa da defesa da Serra da Piedade é sem dúvida um estímulo e, acredito eu, uma referência para outras comunidades em suas próprias lutas. Vale a pena lembrar que seu desenrolar partiu da organização da sociedade civil anos antes, tanto na fundação de uma ong (o MACACA - 1998), como na tomada de posição de setores importantes da comunidade, mobilizados em torno da implantação do CODEMA de Caeté - 1999 e da democratização deste. Ao cumprir naquele período todas as suas prerrogativas, capitaneado por membros do MACACA, esse Conselho chegou a ser reconhecido, ainda que não oficialmente, por órgãos ambientais do Estado (IEF, Feam,etc) como o mais atuante de Minas Gerais. Portanto essa vitória tem muitos aspectos e a cidadania é seu signo. As prerrogativas fiscalizar e mobilizar a comunidade em defesa do meio ambiente, coincidentes entre a entidade MACACA e o órgão oficial CODEMA, chegaram ao seu apogeu na mobilizaçao social que culminou com a primeira e maior passeata ocorrida em Caeté a 30/08/2001: pela defesa da Serra da Piedade e contra a sua destruição.
Hoje, em Caeté, em muitas ocasiões a entidade tem a manifestação de seus membros impedida por aqueles que conhecem a força da sociedade civil mobilizada, pelos que a temem. O MACACA integra atualmente o Movimento pelas Serras e Águas de Minas e em defesa da Serra do Gandarela. Aos que desmerecem esse trabalho e não acreditam na força da cidadania, para se convencer, basta olhar de qualquer ponto da cidade e ver que a linda a Serra da Piedade está lá e vai permanecer ainda por muito tempo; que no seu lugar não há uma cratera como queriam os que cerceiam a atuação desta entidade.
Até a próxima vitória, a criação do Parque Nacional Águas do Gandarela!