quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Raloim Caipira

Exemplo de resistência cultural, São Luiz do Paraitinga/SP, comemorou a Festa do Saci com o seu "Raloim Caipira":

"Cidade conhecida por sua tradição festeira, São Luiz do Paraitinga realizará a Festa do Saci nos próximos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. O mito do moleque arteiro motivou a comemoração no município, que se nega a celebrar o halloween – dia das bruxas nos moldes "importados" dos Estados Unidos. Entre contos de "causos", histórias, música, teatro, brincadeiras e oficinas, a festa reúne observadores, curiosos e interessados em saber mais sobre a cultura popular.

Em São Luiz, a festa este ano ganha um significado maior. No início do ano, a cidade enfrentou uma enchente que deixou seu patrimônio arquitetônico parcialmente destruído, e agora está sendo reerguida do estrago que as chuvas causaram ao município. Mas, ao visitá-la, é possivel perceber que a festividade da população não foi abalada na tragédia.

Mesmo ainda com o centro histório cercado de obras, resultado da lentidão com que os recursos públicos têm entrado na cidade, São Luiz e seus moradores esperam pelos turistas com a mesma receptividade costumeira. Praticamente todos os restaurantes e pousadas já estão reabertos.

O "Raloim caipira" é uma iniciativa da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). A festa insere na cultura local uma comemoração dedicada a um personagem genuinamente brasileiro. Das suas artimanhas, ouve-se histórias de moradores que afirmam conviver há anos com as traquinagens do saci."


Fonte:
http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/curta-essa-dica/sao-luiz-do-paraitinga-comemora-o-raloim-caipira-com-festa-dedicada-ao-saci


Enquanto isso em Caeté as festas de Halloween se sucedem, inclusive nas escolas, sem uma maior reflexão a respeito do que significa esse processo de aculturamento. O intercãmbio entre culturas é muito proveitoso, mas desde que não exista a massificação e ocorra em um só sentido. o que pode ocasionar danos permanentes às formas locais de manifestação cultural, fundamentais para a identidade de um povo.

Nenhum comentário: