segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Serra do Gandarela: Audiência pública no dia 14 de janeiro

Na próxima quinta-feira, dia 14 de janeiro, será realizada no Poliesportivo, das 19:00 às 22:00 horas, audiência pública. A sua participação, cidadão, é importante não somente para a cidade de Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima e Raposos, que são as cidades que receberão diretamente os impactos socioambientais do empreendimento Projeto Mina Apolo da Vale, que se localizará na Serra do Gandarela, mas para toda a região metropolitana e seu entorno.


Para quem não conhece ainda a região da Serra do Gandarela, ela possui uma das maiores geodiversidades do Quadrilátero Ferrífero, mais de 100 cavernas, sítio paleoambiental, variedades de formas de relevo e diferenças de altitude marcantes.


É parte integrante do Espinhaço, considerado pela UNESCO como reserva mundial da biosfera, é divisor das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce, é de importância biológica extrememente alta, com características únicas, endemismo de fauna e flora, e contém importantes mananciais de abastecimento para a região metropolitana.


A Serra do Gandarela apresenta uma das maiores manchas de Mata Atlântica do estado de Minas Gerais, e uma grande área ocupada por mata nativa, seja de floresta, campos ou cerrado.

Historicamente a região do Gandarela também é bastante importante, abrigando em seus municípios o mais significativo conjunto dos povoamentos originários do Ciclo do Ouro, com várias ruínas de edificações cercadas de lendas e mitos.

Justamente por toda essa importância, a Serra do Gandarela está inserida na APA SUL (Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte), e segundo essa unidade de conservação, representa a mais extensa região ocupada por ambientes naturais da porção metropolitana de Belo Horizonte e produz um grande volume de água de vital importância para a população humana regional. Além de possuir um grande potencial hídrico, também possui um enorme potencial turístico, suas inúmeras cachoeiras e cascatas são de beleza ímpar.


Então, será que você não está envolvido(a) nessa questão?
Participe agora, depois não adianta lamentar ou reclamar...
Fotografia: Alice Okawara

Um comentário:

Vascão disse...

Infelizmente minha situação financeira não me permite fechar a pastelaria nesse dia para comparecer lá no horário da reunião mas estou confiante na atuação daqueles que lá irão com o coração aberto e consciência e não somente com os bolsos arreganhados para ganhos monetários. Lamento que possivelmente poucas pessoas irão. Se fosse um show do Gino e Geno quem sabe estaria lotado ..... Deus vos ilumine mais ainda no dia ....