terça-feira, 24 de novembro de 2009

Praça da tristeza



O MACACA e a população já protestaram por diversas vezes, mas esse governo, que mata de inveja qualquer grande devastador da Amazônia ou do Cerrado, destrói mais um espaço de convivência e encontro, derruba todas as árvores (esta é a administração que mais cortou árvores em toda história de Caeté) e transforma uma praça, que poderia ser da alegria, em praça da tristeza.

Uns dizem que a praça dará lugar a mais uma rotatória para melhorar o fluxo dos veículos e evitar acidentes. Tudo bem, mas essa era a melhor solução? A proposta foi discutida com os moradores do lugar? Mas o diálogo não é prática deste governo que se coloca acima de tudo e de todos e se porta à maneira dos tratores que transformaram a tranquila praça Yves Mathieu (será que agora o nome será rotatória Yves Mathieu?) em terra arrasada.

Mas o que se percebe é que querem criar uma nova cidade não respeitando a cidade tradicional, deixar livres as avenidas para o fluxo de carros que devem se deslocar rápido, para os caminhões com grandes cargas para as mineradoras, dar uma cara de cidade moderna aos espaços mais visíveis para funcionar como uma vitrine a céu aberto.

O pensamento arcaico dos nossos governantes, que se colocam como arautos do novo e do progresso, fechados ao diálogo e avessos à crítica, trazem grandes prejuízos à coletividade, que se ressente da perda cotidiana da querida e velha Caeté.

Até quando suportaremos esses desmandos...

8 comentários:

Vascão disse...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Em meu blog : http://pobrecaete.blogspot.com/

E Caeté cada vez mais cinza...

E Caeté cada vez mais cinza... vão restando as cinzas da destruição descabida.
Vão sumindo as árvores e com elas o verde da cidade.
Sumindo o verde somem os passarinhos e sumindo os passarinhos some a melodia de seu cantar. E os cidadãos vão sendo engolidos pelas nuvens de insetos que se proliferam sem seus inimigos naturais.
Pernilongos sugam nosso sangue e fazem aumentar o número de doentes na cidade.
Nossos pulmões cada vez mais obstruídos pela poeira.
Nossos corpos cada vez mais ressecados pelo calor insuportável. Roubaram nossas sombras.
Conseqüências de uma maneira covarde de trabalhar da prefeitura onde se corta frondosas árvores para em seu lugar despejar mais alguns baldes de cimento.
Mas não se admirem, rapidamente virão as corriqueiras explicações.
“ São árvores que não prestam” , “ estavam velhas” , “estavam doentes”

Meu querido Pai do céu, imagino eu se TU em tua infinita bondade e sabedoria terias criado alguma árvore que não presta para nada.
Imagino se com o ser humano fosse usada a mesma forma de tratamento dispensado aquelas árvores.

“Decapita esse homem ! Está velho !” ”Aquele ali também pois está doente!”

Não faças á natureza aquilo que não gostarias que fizessem a ti.

Thiemi Okawara disse...

a cada dia que volta a caete fico mais triste e decepcionada com essa prefeitura... a cidade está se tornando feia... O poliesportivo primeiro... agora essa??? Qual será a próxima!

Wanderlei Pinheiro disse...

O Jornal Opinião trouxe uma justificativa da prefeitura para o corte das árvores e destruição da praça: estavam doentes, representvam uma ameaça...mas todas? É de espantar a cara-de-pau. Prá essa notícia vir na primeira página a população deve ter reclamado muito ou então leram o blog do MACACA.

Na primeira noite eles se aproximam / roubam uma flor / do nosso jardim./ E não dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem : / pisam as flores, / matam nosso cão, / e não dizemos nada./ Até que um dia / o mais frágil deles / entra sozinho em nossa casa, / rouba-nos a luz, e, / conhecendo o nosso medo / arranca-nos a voz da garganta./ E já não dizemos nada.”

(Eduardo Alves da Costa)

Wanderlei

Anônimo disse...

Vc não sabe nada vasco, árvore é uma coisa e o ser humano é outra.

Vai ser poeta fraco assim lá na África....

Vascão disse...

Minha poesia ou meus textos somente são entendidos e debatidos conscientemente por aqueles que são seres racionais. Os irracionais, coitados, se limitam a emitir sons. Os cães por exemplo latem enquanto a caravana dos acontecimentos passa. Minha África, onde com muito orgulho nasci, e meu Brasil, que adotei aos 14 anos de idade, são partes integrantes de um único planeta, de um único universo aos qual pertenço e no qual não imponho fronteiras. Sua intenção clara em seus ataques é desviar as atenções para a questão principal deste blog. Em respeito aos membros do Macaca e aos leitores vou ignorar seus comentários a partir de hoje. Fique com Deus. Você precisa muito Dele.

História & Arte disse...

A nossa querida Caeté está parecendo uma cidade qualquer... num canto de estrada qualquer...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É incrível como Caeté só vai na contramão das coisas...
Interessante esta denúncia do MACACA que esta foi a administração que mais derrubou árvores em Caeté, ainda não tinha percebido isso.

Sobre o fim da praça, não creio que a desculpa de se construir uma rotatória ali seja a oficial. Naquele ponto, não é necessário uma rotatória, apenas uma melhor sinalização para quem contorna a rotatória do antigo semáfaro e vai pegar a João Pinheiro. Ali deveria ter mais alertas de PARE. Só isso seria o suficiente, não destruir aquela praça.

É o preço que estamos pagando pela burrice cometida nas eleições de 2008... Ainda temos mais 3 sofridos anos pela frente para aguentarmos tudo isso.

Leandro.