sexta-feira, 21 de maio de 2010

Serra do Gandarela no MGTV

Assistam ao vídeo da reportagem apresentada ontem no telejornal MGTV sobre o projeto da Mina Apolo na Serra do Gandarela.
Acessem a reportagem através do link abaixo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1266899-7823-IMPACTO+AMBIENTAL+DE+PROJETO+DE+MINERACAO+GERA+POLEMICA,00.html

2 comentários:

ecologistas disse...

A comunidad ambientalista/histórico cultural em Minas Gerais está em alerta pela ameaça de asfaltamento do único trecho intacto da ESTRADA REAL - a rodovia MG-030, entre Rio Acima e Itabirito, na serra do Gandarela.
Esta ameaça é denunciada por ambientalistas da Associação Ecológica de Moradores e Sitiantes do Entorno da Rodovia MG-30. Estrada que começa no BH-Shopping, de Belo Horizonte a Nova Lima, Rio Acima e Itabirito e antigo caminho - com de mais de 200 anos - que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro e que serviu de norte para bandeirantes, faiscadores, mineradores e da Tropa Real.
Para reverter este tresloucado asfaltamento os defensores do meio ambiente, e da cultura do Brasil/colonial, fizeram um anteprojeto para que a estrada seja calçada com pedra “pé de moleque”, acrescido ao irrefutável argumento de que dará maior autenticidade ao local, além de dar permeabilidade e condições propícias às plantas, nascentes, animais e pássaros conviverem harmoniosamente.
HISTÓRIA - Esta antiga estrada tem 23 km encascalhados e salpicados com pedras/cristal do tempo colonial e foi feita com cortes radicais nos contrafortes da serra e da mata protegida na APA/SUL. Porém, algumas pessoas “atiçadas” por multinacionais e alguns maus políticos, insensíveis ao comprometimento ambientalista, tentam forçar a barra para asfaltar - com o equivocado argumento do “progresso” a qualquer custo, e com prejuízo ao meio ambiente. Isso fatalmente irá acabar com o ecossistema da região, fazendo com que aumente o perigo de acidentes automobilísticos, pois o trecho é cheio de curvas e muitos precipícios abissais. Além disso, com o aumento da velocidade haverá rotas de fuga para marginais.


Sendo assim, nós abaixo-assinados, solicitamos ao DER, IBAMA, SEMAD (IEF, FEAM, IGAM, COPAM) e às Secretarias de Cultura, de Turismo, ao Instituto ESTRADA REAL e demais entidades que seja adotada, com urgência, as sugestões dos ambientalistas para se fazer esse tipo de calçamento para proteger o único trecho intacto da Estrada Real da ameaça de destruição. Pois está é a forma correta de resguardar as riquezas naturais e culturais, mudando o foco de desenvolvimento para atividades de ecoturismo, que também podem ser viáveis economicamente, de forma sustentável e a longo prazo, sem a perda de tão valioso patrimônio natural e cultural.
Rio Acima, 14 de janeiro de 2010

Nome Completo/Entidade _____________________________¬¬¬¬¬________Assinatura________________

Doc. Identidade/Órgão Emissor___________________ Email _______________Tel:_______________

THenrique disse...

O que eu acho interessante é que várias pessoas afirmam que as águas do Ribeirão da Prata são importantes para a RMBH. Qual é a sua verdadeira importância? A vazão de estiagem do Ribeirão do Prata na altura da Cachoeira de Santo Antônio é de apenas 6% da captação da Copasa em Bela Fama, situada no Rio das Velhas, antes da confluência com o Ribeirão da Prata. Então, significa uma percentagem bem menor que a vazão do Rio das Velhas. A principal importância do Prata é na sua própria bacia. E, para isso, as leis ambientais estão aí para obrigar qualquer empreendimento a rsepeitar a vazão mínima que deve ser escoada e a qualidade que está enquadrada o curso d'água. Não poderá haver alteração da qualidade nem uma redução da vazão a níveis abaixo do que a legislação exige, ou seja, o rio deverá não irá secar e não poderá estar sujo, nem contaminado. Assim acontece com a água que verte de várias minas situadas antes da captação de Bela Fama, são limpas e sua vazão é mantida dentro dos patamares legais. Quem suja os rios são os esgotos urbanos e não a mineração!!! Palmas para o Projeto Manuelzão, que mobilizou vários segmentos para a revitalização do Rio das Velhas! Estamos no caminho certo!