"Por conta dos desmatamentos na Amazônia, interferência no habitat dos povos indígenas e problemas sociais que suas atividades levam para a região, a Vale S/A disputa, ao lado de mais cinco multinacionais, o 'prêmio' Public Eye Award ("Olho do Público"), conhecido por "Oscar da Vergonha". O tal 'prêmio' é indicado pela Rede Justiça nos Trilhos, International Rivers e Amazon Watch.
Concorrentes
Ex-estatal federal Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) e cujas ações do capital social estão listadas nas bolsas BM&FBovespa e Nyse, a Vale disputa com a Sansung, Barclays, Freeport, Syngenta e Tepco. Se não levar o 1º vergonhoso lugar, a Vale ficará, na pior das hipóteses, como 6ª empresa global que mais agride o ambiente.
Montagem
No texto, do dia 6, assinado por Márcio Zonta no site "Brasil de Fato" e também postado no forumcarajas.org.br, foi feita a montagem de um cartaz, ao lado da logomarca da Vale, que diz: "We transform rainforestes into mines and dams. No matter what". Tradução: "Nós transformamos as florestas tropicais em minas e destruição. Não importa o quê".
Nada comenta
A votação na "pior empresa" está em andamento. De acordo com o texto, "a empresa foi denunciada por provocar devastação ambiental, trabalho escravo na cadeia de produção do aço, exploração sexual infantil, além da invasão de terras indígenas, quilombolas e camponesas". Consultada, via Departamento de Comunicação Corporativa e Imprensa, a mineradora respondeu : "A Vale não está fazendo comentários sobre esse assunto".
Extraído de:
Brasil finalista Holcim - Diários - Hoje em Dia
Acesse o link abaixo e ajude a eleger a Vale como a pior empresa do mundo, a votação vai até o dia 26:
http://www.publiceye.ch/en/vote/vale/
Acesse Justiça nos Trilhos e saiba mais:
http://www.justicanostrilhos.org/nota/877
Um comentário:
Também falei sobre o assunto no meu blog... Acho absurdo o silêncio da empresa frente ao "concurso". Mas, falar o que, não é?! Estou torcendo pela VALE, pelo menos no PEA...
Postar um comentário