sexta-feira, 7 de março de 2014

Carnacatu e o desafio que o espera.



O Carnacatu chegou à sua 6ª edição brindando a população de Caeté, na comemoração de 300 anos, desde Vila Nova da Rainha, com um carnaval exuberante em todos os aspectos apesar das dificuldades. Fez brilhar os olhos das pessoas diante de uma mescla de folclore e tradição carnavalesca, do brincar compartilhado entre crianças, jovens e a “velha guarda momesca do asfalto”. A alegria estava estampada no rosto de todos; dos novatos aos veteranos diante do que, para os primeiros, acostumados ao universo “high-tech” dominado pela diversão eletrônica é  novo e  divertido;  para os outros o reencontro com o que parecia não existir mais: o brincar carnaval.
            Nesse contexto, entre nós do MACACA, além de experimentar  essa sensação  junto com a comunidade que curtiu o Carnacatu, ainda nos arrebata a de dever cumprido naquilo que nos propusemos desde o Museu do Carnaval em 1999, passando pelo Bloco do MACACA até a criação do Carnacatu em 2008. Um esforço em que a entidade se lançou interagindo e mobilizando outros setores e agentes culturais da Cidade, buscando sempre esse objetivo como construção coletiva, pois só assim fazia sentido para nós.
            Alcançado esse objetivo, que consideramos vitorioso, estamos nos preparando para torná-lo capaz de se auto-sustentar, sem perder seu caráter de construção coletiva, de se manter sem paternalismo, livre do julgo personalista, político-partidário ou econômico. Esse é o novo desafio do Carnacatu em 2014; novo para ele, mas, velho para este tipo de evento ou agremiação; antigo adversário que derrotou e acabou com o Carnaval de Caeté a duas ou três décadas. Vamos enfrentá-lo como o inimigo que ronda quase todas as associações, sejam culturais, folclóricas, de classe ou comunitárias; que possivelmente está por trás da inoperância inclusive dos Conselhos Municipais e de outras entidades de Caeté.
A alegria e a felicidade dos foliões deste e dos anos anteriores é o combustível do MACACA nesta nova jornada; esperamos não estar sós nela e poder contar com a mesma sorte que tivemos para a criação do Carnacatu.
Nos vemos no próximo carnaval. Até breve!     

quinta-feira, 6 de março de 2014

Carnacatu - Caeté 300 anos.

O movimento foi 

artístico para todas as idades
nesse carnaval,
cultural com toda a exuberância do patrimônio histórico do Centro 
e ambiental 
pois alegria e diversão para o povo 

de Caeté e de qualquer lugar é fundamental!