sábado, 28 de janeiro de 2012

Vale ganha o "Oscar da Vergonha"




A transnacional Vale superou concorrentes de peso e recebeu ontem o "prêmio" de pior empresa de atuação social e ambiental do mundo. A mineradora há anos vem causando danos ao meio ambiente e comunidades, segundo as Ongs que a indicaram "por repetidas violações dos direitos humanos, condições desumanas de trabalho e a exploração impiedosa da natureza" no mundo e no Brasil. Em Minas, a insistência da empresa em minerar a última área preservada da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Serra do Gandarela, caso também incluído no relatório enviado aos organizadores da prêmiação Public Eye People´s”, o Greenpeace da Suíça e a ONG Declaração de Berna, demonstra claramente o falso compromisso da empresa com o meio ambiente e com as pessoas e a hipocrisia do que divulga na mídia sobre a sua atuação.






quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vale - Pior empresa do mundo.

"Por conta dos desmatamentos na Amazônia, interferência no habitat dos povos indígenas e problemas sociais que suas atividades levam para a região, a Vale S/A disputa, ao lado de mais cinco multinacionais, o 'prêmio' Public Eye Award ("Olho do Público"), conhecido por "Oscar da Vergonha". O tal 'prêmio' é indicado pela Rede Justiça nos Trilhos, International Rivers e Amazon Watch.

Concorrentes

Ex-estatal federal Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) e cujas ações do capital social estão listadas nas bolsas BM&FBovespa e Nyse, a Vale disputa com a Sansung, Barclays, Freeport, Syngenta e Tepco. Se não levar o 1º vergonhoso lugar, a Vale ficará, na pior das hipóteses, como 6ª empresa global que mais agride o ambiente.

Montagem

No texto, do dia 6, assinado por Márcio Zonta no site "Brasil de Fato" e também postado no forumcarajas.org.br, foi feita a montagem de um cartaz, ao lado da logomarca da Vale, que diz: "We transform rainforestes into mines and dams. No matter what". Tradução: "Nós transformamos as florestas tropicais em minas e destruição. Não importa o quê".


Nada comenta

A votação na "pior empresa" está em andamento. De acordo com o texto, "a empresa foi denunciada por provocar devastação ambiental, trabalho escravo na cadeia de produção do aço, exploração sexual infantil, além da invasão de terras indígenas, quilombolas e camponesas". Consultada, via Departamento de Comunicação Corporativa e Imprensa, a mineradora respondeu : "A Vale não está fazendo comentários sobre esse assunto".

Extraído de:

Brasil finalista Holcim - Diários - Hoje em Dia

Acesse o link abaixo e ajude a eleger a Vale como a pior empresa do mundo, a votação vai até o dia 26:

http://www.publiceye.ch/en/vote/vale/

Acesse Justiça nos Trilhos e saiba mais:

http://www.justicanostrilhos.org/nota/877

domingo, 8 de janeiro de 2012

Balanço Ambiental de 2011 – Por Washington Novaes

Ao se completarem 30 anos da Política Nacional de Meio Ambiente, o grande avanço certamente é a ampliação das consciência da sociedade em torno dos grandes problemas ambientais – que ainda precisa ser traduzida em ações pelo poder público.

Leia o artigo completo acessando o link abaixo:


Balanço Ambiental de 2011 – Por Washington Novaes

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Três nações e o mesmo problema: a Vale

"Enquanto os impactos da mineradora Vale espalham-se, trabalhadores canadenses, moçambicanos e brasileiros reúnem-se para enfrentar as ações predatórias da transnacional nos três países."

Leiam a reportagem completa do jornal "Brasil de Fato" acessando o link abaixo:

Três nações e o mesmo problema: a Vale Brasil de Fato

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Serra do Gandarela e ampliação de unidades de conservação

Enlace

Trabalho científico publicado na Revista de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) atesta a relevância da Serra do Gandarela e a indica como área prioritária para criação de uma unidade de conservação na categoria Parque Nacional. Leiam o trabalho na íntegra em:

http://citrus.uspnet.usp.br/rdg/ojs/index.php/rdg/article/view/142