segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Isso que é Responsabilidade Social?


Saiu no Jornal Estado de Minas do dia 15 passado uma reportagem com o seguinte conteúdo: empresa Vale simula acidente e desloca unidades policiais e de socorro (públicas), inclusive um helicóptero, essenciais para atendimento à população. Leiam a notícia acima, tanto é inacreditável como inaceitável.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

IPHAN amplia tombamento da Serra

Foto: Alice Okawara

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) comunicou ontem ao SOS Serra da Piedade que aprovou a ampliação do tombamento federal da Serra da Piedade, assegurando a proteção integral desse importantíssimo patrimônio de Caeté, de Minas e do Brasil. O novo polígono é muito maior que o anterior, coincidindo e estendendo o tombamento estadual e isso enche de alegria a todos que amam esse maravilhoso lugar. O SOS, do qual o Macaca faz parte, foi citado como um dos colaboradores do processo. Daremos maiores detalhes quando recebermos mais informações. Depois de dez anos de luta, essa grande vitória. Viva a Serra da Piedade!


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PV e Gandarela

Ronaldo Vasconcellos entre o representante da Vale e o presidente da Câmara (foto Macaca)
Aconteceu ontem na Câmara Municipal reunião convocada pelo Partido Verde (PV) local, representado pelo vereador Dalton, entre o diretório estadual do PV e a Câmara. O Assunto era esclarecer o posicionamento do partido quanto ao Projeto Apolo da Vale na Serra do Gandarela. A empresa Vale, que na ocasião falou sobre o projeto e, o executivo municipal foram convidados previamente a compor a mesa, enquanto os representantes do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela foram desconsiderados e tiveram que se contentar com as galerias. O deputado federal Ronaldo Vasconcellos, presidente do PV em Minas, disse que o partido entregou a proposta do Parque à presidente eleita Dilma que incorporou a mesma às suas intenções de governo. Outro representante da executiva do PV em Minas, Otávio Freitas, de Nova Lima, defendeu vigorosamente a criação do Parque do Gandarela, por todos os seus atributos e principalmente por sua riqueza em águas, essenciais parao abastecimento público das cidades de seu entorno, inclusive BH. Os vereadores que discursaram se colocaram a favor do projeto da Vale, sendo esse o posicionamento da Câmara, ignorando totalmente os aspectos positivos da criação do Parque do Gandarela para Caeté e região. Quase ao final da reunião, os representantes do movimento ambiental, solicitaram direito à voz, mas foram "democraticamente" impedidos pelo presidente da Câmara, vereador Tequinho, que encerrou, de forma lamentável, a reunião. Não é dessa forma que se exerce a democracia, impedindo o debate legítimo e, esperamos que a Câmara abra o seu espaço para os que defendem a preservação do Gandarela, como tem feito regularmente para a empresa e seus associados. Esse é o seu papel.