domingo, 28 de novembro de 2010

Prefeitura não respeita bem tombado


Fotos: Macaca/ nov-2010

A prefeitura recentemente andou retirando minério de ferro na região da Serra da Piedade, no lugar conhecido como "Descoberto", para obras na cidade. Só que os estrago que deixou prá trás é de assustar, ainda mais que o local está dentro da área de tombamento estadual e municipal, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Descoberto (criada para proteger os mananciais do SAAE na região), além de ser área de Reserva Legal da proprietária do terreno, a Saint-Gobain Canalização, antiga Barbará. Tudo bem que precise do material para fazer obras, mas não existe nenhuma alternativa que não afete o patrimônio ambiental e natural de um bem protegido? Quem deveria zelar pelo meio ambiente e pela preservação da Serra da Piedade dá o mau exemplo e descumpre as leis.
As fotos acima só mostram parte dos danos que certamente irão permanecer por muito tempo e demonstram que o discurso de responsabilidade ambiental que o governo faz é só fachada.
E agora, quem vai reparar esse estrago?

domingo, 21 de novembro de 2010

Mineração na mira do MP

O Ministério Público Federal (MPF) acusa o Governo de Minas e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) de estarem descumprindo a Constituição Federal ao licenciarem a atividade de mineração no Estado através de Autorizações Ambientais de Funcionamento (AAF). As AAFs vem sendo utilizadas desde 2004, ajudando a livrarem as mineradoras, justamente uma das atividades que causam maior degradação, do licenciamento normal que exige Estudos de Impacto Ambiental (EIA), inclusive audiências públicas com as comunidades atingidas. O jornal Hoje em Dia, em reportagem com data de ontem, cita o caso da Crusader na Serra da Piedade como uma das que estavam se beneficiando da AAF para suas atividades sem passar pelos trâmites legais, felizmente teve a autorização suspensa através de ação do Ministério Público Estadual (MPE) até que se enquadre na legislação.

Leia reportagem completa em:

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/economia-e-negocios/mpf-questiona-licenca-rapida-para-explorar-minas-1.204798#

domingo, 14 de novembro de 2010

Macaca apresenta o Parque do Gandarela



Na próxima terça-feira, dia 16, o Macaca irá apresentar às associações de bairro de Caeté a proposta do Parque Nacional do Gandarela. Essa ação foi motivada após a apresentação do Projeto Apolo pela Vale às mesmas associações na semana passada. A intervenção do Macaca a favor do parque mudou o rumo da discussão durante o evento, pois a empresa estava mostrando um mundo cor-de-rosa e as várias dúvidas levantadas levaram a nossa entidade a propor um novo encontro onde a comunidade pudesse tomar conhecimento da proposta do parque nacional. A reunião será realizada no Restaurante Saramabaia às 19 horas.
Isso é somente uma prévia para as consultas públicas a serem realizadas brevemente pelo ICMBio.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA

A carta abaixo foi enviada aos jornais da cidade para publicação:


Contra-Propaganda e fofocas maliciosas começam a circular com o objetivo de colocar a comunidade de Caeté contra o Parque Nacional da Serra do Gandarela e de ferir a honra das pessoas que lutam por ele. Vemo-nos no direito de levar à justiça todos os que, comprovadamente, propagam mentiras - usando portanto de má-fé para ganhar adeptos e dividir as comunidades - e que abusam da intolerância e do preconceito para ferir o trabalho honesto dos que lutam por esta causa. Defendemos a transparência e o debate aberto sobre as diferentes perspectivas de presente e futuro para Caeté e sua região. Estaremos presentes em todas as oportunidades que se apresentarem para o debate – de modo a garantirmos que o mesmo seja real e não fictício. É lamentável que, diante do desequilíbrio ambiental que vem se alastrando, alguns ainda ousem crucificar os que defendem a água e a vida.

Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté - MACACA
Movimento pelas Serras e Águas de Minas - MovSAM
e apoiadores do Parque Nacional da Serra do Gandarela

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Raloim Caipira

Exemplo de resistência cultural, São Luiz do Paraitinga/SP, comemorou a Festa do Saci com o seu "Raloim Caipira":

"Cidade conhecida por sua tradição festeira, São Luiz do Paraitinga realizará a Festa do Saci nos próximos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. O mito do moleque arteiro motivou a comemoração no município, que se nega a celebrar o halloween – dia das bruxas nos moldes "importados" dos Estados Unidos. Entre contos de "causos", histórias, música, teatro, brincadeiras e oficinas, a festa reúne observadores, curiosos e interessados em saber mais sobre a cultura popular.

Em São Luiz, a festa este ano ganha um significado maior. No início do ano, a cidade enfrentou uma enchente que deixou seu patrimônio arquitetônico parcialmente destruído, e agora está sendo reerguida do estrago que as chuvas causaram ao município. Mas, ao visitá-la, é possivel perceber que a festividade da população não foi abalada na tragédia.

Mesmo ainda com o centro histório cercado de obras, resultado da lentidão com que os recursos públicos têm entrado na cidade, São Luiz e seus moradores esperam pelos turistas com a mesma receptividade costumeira. Praticamente todos os restaurantes e pousadas já estão reabertos.

O "Raloim caipira" é uma iniciativa da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). A festa insere na cultura local uma comemoração dedicada a um personagem genuinamente brasileiro. Das suas artimanhas, ouve-se histórias de moradores que afirmam conviver há anos com as traquinagens do saci."


Fonte:
http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/curta-essa-dica/sao-luiz-do-paraitinga-comemora-o-raloim-caipira-com-festa-dedicada-ao-saci


Enquanto isso em Caeté as festas de Halloween se sucedem, inclusive nas escolas, sem uma maior reflexão a respeito do que significa esse processo de aculturamento. O intercãmbio entre culturas é muito proveitoso, mas desde que não exista a massificação e ocorra em um só sentido. o que pode ocasionar danos permanentes às formas locais de manifestação cultural, fundamentais para a identidade de um povo.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Caetité/BA - Radiação Nuclear


Radiação nuclear. Caetité pede atenção. Entrevista especial com Zoraide Vilas Boas

Por Redação IHU

Localizada a 750 quilômetros de Salvador (BA), Caetité vive as consequências da exploração de uma mina de urânio na cidade que tem rendido problemas como o aumento do custo de vida e, ainda, contaminação da água da qual 46 mil pessoas utilizam diariamente. "Entre os problemas principais estão o aumento da incidência de câncer, o potencial de drenagem ácida no sítio da mina e a preocupação com o futuro, pela convivência com uma indústria que já rendeu para Caetité o estigma de região radioativa e futuro depósito de lixo atômico, afugentado turistas e estudantes", explica Zoraide Vilas Boas, presidente da Associação Movimento Paulo Jackson, em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail.

Zoraide nos conta sobre os incidentes que já ocorreram na mina, como estes são apresentados à comunidade e que tipo de problemas a médio e longo prazos a convivência com a mina estão trazendo para toda a população da cidade. "A população passou a temer mais os efeitos da mineração na saúde, a partir de 2005, quando as Indústrias Nucleares do Brasil - INB admitiram que não faziam o monitoramento da saúde dos trabalhadores e dos moradores do entorno da mina, descumprindo a condicionante do licenciamento ambiental", conta ela.

Confira a entrevista.