quinta-feira, 27 de maio de 2010

Audiência Pública Mina Apolo - Belo Horizonte

O MACACA como entidade requerente das audiências públicas do projeto Mina Apolo da Vale recebeu comunicado oficial (edital abaixo) da SUPRAM sobre a realização de audiência em Belo Horizonte, cidade que poderá ser afetada pelo empreendimento, especialmente na questão dos recursos hídricos:

Horário: 14 junho 2010 de 19:00 a 22:00
Local: CREA/MG
Organizado por: SUPRAM CENTRAL

Descrição do evento:
Publicado em 20/05/2010 no Diário Oficial
Edital de convocação de Audiência Pública referente ao Estudo de Impacto Ambiental - EIA/RIMA - para o empreendimento Mina Apolo, sob responsabilidade da VALE S/A.
O Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM, por meio de seu órgão seccional, Superintendência da Região Central Metropolitana de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SUPRAM CENTRAL, vem convocar os interessados em comparecer à Audiência Pública referente ao EMPREENDIMENTO MINA APOLO, de responsabilidade da Vale S/A, Processo COPAM Ndeg.11654/2008/001/2009, a realizar-se em BELO HORIZONTE no dia 14 de JUNHO de 2010, às 19:00 horas, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia-CREA/MG, localizado à Av. Alvares Cabral, 1600, bairro Santo Agostinho, Município de Belo Horizonte/MG.
Informa ainda que o Relatório de Impacto Ambiental - RIMA encontra-se à disposição dos interessados na Superintendência da Região Central Metropolitana de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SUPRAM CENTRAL, localizada a Av. Senhora do Carmo nº 90, bairro Savassi - Belo Horizonte/MG, nos horários de 09:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 horas, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte/MG localizada à Av. Afonso Pena, 4000 - 6º andar - bairro: Cruzeiro - Belo Horizonte/MG e na Câmara Municipal de Belo Horizonte localizada á Av. dos Andradas, 3.100 - bairro: Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG.
Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM

Contamos com a intensa mobilização da sociedade para solicitar maiores esclarecimentos a respeito do empreendimento, de grande impacto socioambiental e fazer valer os seus direitos.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Riqueza para quem?

Mina de Carajás (fonte:http://pcbmao.blogspot.com/2010/03/justica-do-trabalho-condena-vale-pagar.html)

O Jornal da Globo trouxe também no dia 19 de maio uma outra reportagem sobre mineração focando a questão da Mina de Carajás da Vale e os graves problemas da cidade de Parauapebas (PA) que cresceu ao seu lado.

"Parauapebas é uma cidade improvisada: cheia de favelas e áreas ocupadas irregularmente. Ela nasceu na porta da mina de Carajás. É a pobreza ao lado da riqueza do minério."

Confira no link abaixo:

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/05/cidade-de-parauapebas-cresceu-sem-estrutura-ao-lado-da-mina-de-carajas.html

sábado, 15 de maio de 2010

Ervas Daninhas









O MACACA já abordou neste blog por diversas vezes a questão das árvores em espaços públicos de nossa Caeté. Fora os cortes indiscriminados e as podas mutiladoras nos deparamos também com o estado lastimável de muitas árvores que estão infestadas por ervas-de-passarinho, espécie parasita, que pode resultar em enfraquecimento ou morte dessas árvores.
A prefeitura, responsável pelas vias públicas, precisa elaborar uma ação a curto prazo para solução desse problema antes que a situação se torne irreversível e a cidade perca muitas das suas árvores (ou plano é este, deixar as ervas daninhas acabarem com as árvores). A poda criteriosa é a solução mais recomendada e a época mais proprícia a que se inicia agora quando as árvores perdem parte de suas folhas tornando mais fácil o trabalho.
Um convênio com órgãos ou entidades para inventariar, avaliar o estado das árvores, sugerir medidas e elaborar um plano de arborização para a cidade seria bem-vindo.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Impactos da Vale no Mundo

caminhão-sonda de empresa trabalhando para a Vale na Serra do Gandarela com placa...

do Chile...
Fotos: MACACA (ABRIL/2010)
Dossiê dos Impactos e Violações da Vale no Mundo

- Visitante do nosso blog: seis minutos de seu tempo para entender qual é o impacto que a Vale está deixando nos territórios onde opera.
Veja o exemplo do Corredor de Carajás (PA-MA): é paradigmático e está sendo reproduzido em muitas regiões do planeta.

Assista à breve síntese do filme "Não Vale":

http://www.youtube.com/watch?v=FXaMPkLYA-s
Para aprofundar: www.justicanostrilhos.org

Para receber o filme completo "Não Vale" (75'), escrever para justicanostrilhos@gmail.com

quinta-feira, 13 de maio de 2010

uM pOEMA

VÃO ARRANCANDO AS ÁRVORES DO CAMINHO,
QUE AGORA VIRAM CÍRCULOS GIRATÓRIOS,
A PREFERÊNCIA É DAS MÁQUINAS,
GUIADAS POR EGOITICOS,
A MÃE E AS CRIANÇAS TENTAM FAZER A TRAVESSIA,
A PREFERÊNCIA SEMPRE É PARA O VEÍCULO,
O SER HUMANO FICA À BEIRA DO MEIO-FIO,
A VIDA SUSPENSA POR UM SUSPIRO,
O TEMPO PERTENCE AO MERCADO,
QUE MANDA NA VIDA,
QUE INSISTE,
QUE PERSISTE ,
NA TRAVESSIA.

domingo, 9 de maio de 2010

Sargento Orlando


O MACACA, o SOS Serra da Piedade prestam homenagem póstuma ao Sargento Orlando, morto tragicamente em sua terra, Carmópolis de Minas. Ele que libertou tantos pássaros com seu trabalho agora está livre, mas sentiremos muito a sua falta, foi um ser humano de qualidades imensas e deixará muitas saudades.
O texto abaixo foi lido na sua missa de sétimo dia, na sexta-feira passada:



Amigo Orlando,
Não é por acaso que essa celebração esteja acontecendo
Na igreja de São Francisco de Assis,
Não foi ele o que amou tanto toda a criação de Deus,
Homens, animais, árvores, rios, o sol e a lua
Você ajudou a cuidar de parte da criação
E com seu trabalho na brava polícia ambiental
Foi mais um irmão de Francisco
Na obra de cuidar e proteger
Os que não têm voz


Amigo Orlando,
Companheiro fiel de tantos momentos,
Solidário,
Portador da dignidade,
De homem simples dessas montanhas de Minas,
Firme contra o erro e injustiça,
Generoso com os amigos,
De sorriso aberto,
Que revelava seu grande coração


Lembramos de sua valiosa ajuda
Para a preservação da Serra da Piedade
Montanha abençoada onde está,
A imagem da mãe de Cristo.
Que ela o tenha
Agora sob seu manto,
Que lhe acolha em sua paz.
Em nós fica uma grande saudade
Mas o conforto
De ter compartilhado parte da vida
Com você é muito maior

Vai Orlando, grande amigo
Nunca o esqueceremos,
Você agora,
Mora no coração de Deus
Para todo o sempre.
E cada vez que olharmos
As matas verdejantes,
As águas límpidas,
E pássaros cantando
E voando livres no céu,
Nos lembraremos de você.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Viação Cipó no Gandarela

No domingo passado o progranma Viação Cipó da TV Alterosa apresentou uma bela matéria sobre a Serra do Gandarela, suas belezas e seus problemas, o que vai servir para ajudar bastante a divulgar as ações que estão sendo realizadas para sua proteção inclusive com a proposta de criação de um parque nacional.

O Programa seré repetido na proxima quinta feira, às 13:30, quem puder assistir vai gostar da matéria.Para quem não puder assistir, pode-se também acessar o site da TV Alterosa, abrir o link da Viação Cipó e baixar os blocos do programa do domingo.

Esperamos que a cada dia mais e mais companheiros das caminhadas e aventuras ecológicas venham ajudar a dar força a este precioso movimento.

(João Batista Filho - Praticante de trekking e ciclismo- BH)