quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Gandarela, onde fica?

Foto: Entardecer em Morro Vermelho (Patrícia Urias)

Muita gente ouviu falar, muita gente nem sabe onde é, mas muita gente quer saber onde é que fica a Serra do Gandarela?

Se ao norte da cidade temos a Serra da Piedade, simplificando, no seu oposto, ao sul, temos a Serra do gandarela. Mas a Serra da Piedade dá para se avistar ao longe, inclusive de diversos pontos da região metropolitana, mas a serra que procuramos está mais distante e a maioria das pessoas ignora que pertença também ao município de Caeté.

Talvez em um dia de boa visibilidade em que se esteja no alto da Serra da Piedade e olhar-se o horizonte do lado da vertente de Caeté em direção do Morro Vermelho, um pouco à direita verá-se uma serra imponente de cor azulada, então será a Serra do Gandarela. Raciocinando iremos constatar que ela está no distrito de Morro Vermelho, mas bem mais distante da sede deste, pois o morro de cor avermelhada que dá nome ao local pode ser avistado mais próximo, com mais clareza e nitidez.

Então as pessoas que moram em Caeté saberão que o acesso para a Serra do Gandarela é pelo Morro Vermelho e mesmo assim, existem outros caminhos que iremos desvendando a seguir.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Serras e Àguas de MInas

Estamos postando o link do Movimento Serras e Águas de Minas, do qual o MACACA faz parte, mostrando a verdadeira face do governo de Minas em sua política ambiental de terra (e águas) arrasada(s).
Vale a pena assistir, principalmente quando o governador, querendo mostrar-se democrático diante do público, cede o microfone para o nosso companheiro Gustavo Gazinelli que, assumindo uma postura de extrema coragem, fala a verdade sobre o que o governo Aécio está fazendo com nosso patrimônio natural e com nossa gente.

http://www.youtube.com/watch?v=IN8M91IagNM

segunda-feira, 7 de setembro de 2009



Sete de Setembro, dia da Independência política do Brasil, data emblemática apropriada de variadas formas por diversos atores que lhes dão novos significados. Sete de Setembro também é o dia no qual o distrito histórico de Morro Vermelho se enfeita e comemora a festa de sua padroeira com a encenação da tricentenária cavalhada, relembrando o combate entre mouros e cristãos, em uma tradição de grande riqueza cultural.

No entanto a região possui outras riquezas, além das mostradas pelos guias turísticos, desconhecidas pela maioria dos caeteenses como a fabulosa Serra do Gandarela, também conhecida localmente como Serra do Piáco ou Maquiné, alvo da cobiça de grupos que a tomam somente como um imenso depósito de minérios formados há milhões de anos pela ação das forças da natureza.

O MACACA inicia hoje neste espaço uma série de informações sobre o Gandarela, para trazer ao conhecimento de todos toda rica diversidade e beleza dessa região que engloba desde as suas límpidas águas, cachoeiras, biodiversidade, patrimônio arqueológico, lendas fantásticas e fatos históricos.

Para proteger todo esse complexo temos que primeiro conhecê-lo, reconhecê-lo como nosso vem a seguir, para então sabermos o que fazer para garantir o seu futuro que está ligado ao futuro de nossa gente e por que não, da própria terra.
Sejam bem-vindos à essa caminhada pela Serra do Gandarela...

sábado, 5 de setembro de 2009

UTILIDADE PÚBLICA

Aprovado no último dia 25 pela Câmara Municipal o Projeto de Lei 025/2009 que declara de Utilidade Pública o Movimento Artístico Cultural e Ambiental de Caeté - MACACA, concretizando uma antiga aspiração da entidade que teve reconhecido todo trabalho que vem efetuando em prol do meio ambiente, da arte, da cultura e da cidadania em Caeté.
Nosso muito obrigado a todos que colaboraram para mais essa vitória.