sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Foto

A assustadora e ao mesmo tempo fantástica foto abaixo é de Alice Okawara, nossa presidente, que encarou um arriscado vôo de ultra-leve para consegui-la. Tudo pela defesa do nosso maior patrimônio.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008


Um contexto em que este modelo econômico e social excludente degrada o meio ambiente na nossa região, transfere riquezas e deixará sem futuro as próximas gerações quando se esgotarem as jazidas minerais pede uma estratégia mais ampla. Uma ação em que a mobilização alcance também setores econômicos excluídos e segmentos sociais críticos do atual modelo para a busca de uma alternativa ao modelo econômico vigente.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tapete Negro

O recapeamento asfáltico da Avenida João Pinheiro iniciado na semana passada merece alguns questionamentos, não pela obra em si, já que a necessidade de melhoria no revestimento da via que estava deteriorada há muito tempo era evidente. Questiona-se é a forma como está se dando e indica um mau planejamento dos trabalhos, além do oportunismo da situação. Primeiro, antes do revestimento, diversos trechos já haviam recebido sinalização horizontal e agora, perde-se este trabalho que certamente gerou custos para o município. Segundo, um longo trecho da João Pinheiro, entre a entrada da cidade até o alto da mesma no bairro Pedra Branca, necessita há anos de rede de drenagem que dê vazão ao grande volume de águas gerado pelas chuvas, problema agravado pela impermeabilização do solo de vias e imóveis particulares, o que demonstra uma incapacidade administrativa e de planejamento que deveria primeiro construir a rede de drenagem e depois revestir a via, mas como redes de drenagem e esgoto não aparecem aos olhos do eleitor, esse fato leva-nos ao terceiro questionamento. Por que esse trabalho está sendo executado agora às vésperas de uma eleição? O mais inocente cidadão poderia responder a essa pergunta sem pestanejar e atesta como o uso da máquina pública serve a mais interesses que somente os da comunidade. O longo tapete negro estender-se-á da porta da cidade ao seu extremo e tem como objetivo claro servir de passagem para mais um ciclo de poder, mas tapetes, como todos sabem, também escondem muitas coisas que os olhos não podem ver.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

OLHOS DA PIEDADE: UM LUGAR ABENÇOADO E AS MARCAS DO HOMEM

Vamos prestigiar a exposição da Alice no espaço Virgílio Resi na Serra da Piedade.
O Santuário Nossa Senhora da Piedade, através do Pe. Marcos, patrocinou a mostra. Nossos agradecimentos.

domingo, 17 de agosto de 2008

Ipê do Mundéus


IPÊS

Os Ipês já colorem a cidade, antecipando a primavera, com o dourado de suas flores. São um espetáculo para os olhos sensíveis e mostram para todos a capacidade da natureza em resistir às agressões e nos presentear com a beleza.
A árvore da foto fica nos Mundéus, perto da casa de Raimundo Sérgio, associado do MACACA, que além de ter o privilégio de contemplar esse maravilhoso Ipê, tem o objetivo de fotografar e catalogar outras árvores notáveis da cidade para uma publicação e propor o tombamento (no sentido de preservar e não no sentido que a prefeitura faz e fez com muitas árvores da cidade) das mesmas. O MACACA está junto com o Raimundo nesse projeto. Como disse o poeta "nada pode deter a força da primavera..."

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Relatório de vistoria do MACACA ao leito da antiga linha férrea da Rede Ferroviária Federal em Caeté – MG em 07/07/03.

Verificaram-se próximas aos galpões da empresa Emboabas Alimentos, várias edificações no antigo leito da ferrovia. São casebres com precárias instalações convivendo com o esgoto correndo a céu aberto na frente dos barracos. Debaixo do pontilhão que liga os bairros Quitandinha e Pedra Branca até o cruzamento do leito com a Av. João Pinheiro, o aglomerado irregular já ganha contornos de vila expande-se desordenadamente. Nos dois locais já citados, o baixo padrão de qualidade das construções e sua forma improvisada caracterizam uma população muito carente.

De perto da redação do Jornal Opinião até as proximidades do Bairro Bandeirantes, a ocupação se dá num padrão de construção melhor, planejada e até para fins comerciais.

Das adjacências do Pelotão da PM de Caeté a ocupação se expande até o terreno do Paulinho, caracterizado também por aspectos de parcelamento irregular do solo possibilitando para muito breve a formação de um aglomerado populacional com um índice muito baixo de qualidade de vida. Chamou a atenção da comitiva o fato de praticamente todos os barracos terem luz e água encanada.

O MACACA – Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté considera a indiferença e a omissão da Prefeitura de Caeté, diante da situação, um atentado contra a qualidade de vida do município e sua omissão uma descumprimento da lei orgânica que assegura ao cidadão outro tratamento nos seguintes artigos:

136: “Compete ao Poder Público formular e executar a política e os planos plurianuais de saneamento básico assegurando: II – a coleta e disposição dos esgotos sanitários, dos resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais, de forma a preservar o equilíbrio ecológico e prevenir ações danosas à saúde”;

191: “... formular e executar política habitacional, visando a ampliação da oferta de moradia, destinada prioritariamente à população de baixa renda, bem como a melhoria das condições habitacionais”.

Para fins do Art. 191 o Poder Público atuará:

I: na oferta de habitações e lotes urbanizados, integrados a malha urbana existente;

II: na implantação de programas para redução do custo de materiais de construção;

III: no desenvolvimento de técnicas para barateamento final da construção;

IV: no incentivo a cooperativas habitacionais;

V: na regularização fundiária e na urbanização específica de favelas e loteamentos;

Propomos:

Imediato cadastramento e identificação das famílias assumindo o controle da situação de ocupação irregular;

Encampar oficialmente o terreno da linha férrea de acordo com a lei de Responsabilidade Solidária do proprietário;

Escolher uma parte do terreno que facilite a construção de rede de esgoto e elaborar um projeto arquitetônico para a construção de uma vila em regime de cooperativa num plano habitacional que contemple as famílias comprovadamente carentes;

Assentar todas as famílias cadastradas e comprovadamente carentes que participarem da cooperativa ;

Destinar o restante do terreno da linha férrea para equipamento público, com a construção de jardins, via de circulação, e praças;

domingo, 10 de agosto de 2008


NOVA LOGO

O MACACA está de logomarca nova.
A criação é de Carla Cristina, do grupo de fundadores do movimento, que está de parabéns pela iniciativa e criatividade.
Iremos utilizá-la em nossos impressos, camisetas, cartazes, etc, para que assim as pessoas identifiquem e associem claramente tudo que tenha relação com o MACACA.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Velha Estação

A velha estação de trens de Caeté continua abandonada. Quando o MACACA, recentemente, levantou a questão do estado de abandono, das invasões e do risco que o prédio histórico está exposto, inclusive com repercussão na mídia estadual, o então secretário de meio ambiente, René Renault, divulgou nota afirmando que providências estavam sendo tomadas para recuperar o bem. Passou-se o tempo, o secretário foi exonerado e a velha estação continua do mesmo jeito, o poder público não se move e pior, permitiu construções em seu entorno e mais absurdo ainda, construção, obstruindo a sua vista, em lote doado pela própria prefeitura. A falta de visão e o descaso dos nossos governantes e parlamentares é assustador, demonstrando que para eles o patrimônio histórico e cultural da cidade não tem valor.
O MACACA e os demais segmentos da sociedade que têm uma visão mais ampla devem cobrar do poder público os seus deveres constitucionais e propor alternativas para a estação de Caeté e outros patrimônios da cidade.